Cartilha De Alfabetizacao Book PDF, EPUB Download & Read Online Free

CARTILHA DE ALFABETIZAÇAO

CARTILHA DE ALFABETIZAÇAO

Author: FERNANDA SOARES ANDRADE, VIRGINIA FINZETTO
Publisher:
ISBN: 8537605719
Pages: 88
Year:
A obra 'Cartilha de Alfabetização' é composta de quatros capítulos, um para cada bimestre escolar, e foi especialmente desenvolvida para crianças a partir de 5 anos de idade. É indicada para alfabetização em casa, apoio ao material didático escolar ou como guia aos professores de alfabetização. Cada tema apresentado deve ser reforçado em caderno com novas atividades por, no mínimo, três dias, levando-se em conta o ritmo de aprendizagem do aluno, retornando aos temas anteriores e revisando-os sempre que necessário.
Ivimari deni nossa língua deni

Ivimari deni nossa língua deni

Author: Walter Sass
Publisher:
ISBN:
Pages: 64
Year: 2003

No reino da alegria

No reino da alegria

Author: Doracy de Paula Falleiros de Almeida
Publisher:
ISBN:
Pages: 120
Year: 1970

Os sentidos da alfabetização

Os sentidos da alfabetização

Author: Maria do Rosário Longo Mortatti
Publisher: SciELO - Editora UNESP
ISBN: 8539302691
Pages: 370
Year: 2000-01-01
Em um percurso no qual se entrelaçam debates teóricos e metodológicos sobre alfabetização, Mortatti destaca o problema do método como objeto de estudo privilegiado da reflexão pedagógica no Brasil. Essa escolha serve de eixo a uma reconstrução da história da alfabetização, que vai do aparecimento da Cartilha maternal (1876) às pesquisas sobre psicogênese e ontogênese da língua efetuadas nos anos 1980.
Lourenço Filho e a alfabetização

Lourenço Filho e a alfabetização

Author:
Publisher: UNESP
ISBN: 8571396949
Pages: 131
Year: 2006

Direito de Aprender-Alfabetização de Jovens e Adultos - Livro do Professor

Direito de Aprender-Alfabetização de Jovens e Adultos - Livro do Professor

Author: ANTONIA MARIA NAKAYAMA
Publisher: biblioteca24horas
ISBN: 1936108690
Pages: 270
Year:
A situação educacional de nosso país ainda está longe de ser condizente com os rumos do desenvolvimento que temos alcançado em várias áreas na última década.A alfabetização dos adultos e jovens que, por um ou outro motivo, deixaram de aprender a ler na idade adequada, representa um grande desafio ao país que, em pleno século XXI, ainda convive com uma população iletrada, sem acesso a sua plena cidadania. A criação de cursos de educação de jovens e adultos em cada rincão do país é essencial para atingir cada um dos brasileiros e brasileiras analfabetos, contudo, não é suficiente. Um ponto crítico no processo de escolarização dessa parcela da população é a união do idealismo do educador à sua competência técnica, permitindo que se ensine a ler e escrever e, ao mesmo tempo, incentive os alunos a refletir sobre sua realidade. É comum em cursos de alfabetização de adultos haver tratamento infantilizado, pela utilização de cartilhas voltadas ao universo infantil. O material, inspirado na Pedagogia Libertadora de Paulo Freire e nos direitos humanos, foi elaborado especialmente para a população adulta, tratando de temas de seu interesse, levando em conta sua experiência e desafiando-a a falar de si, de seus anseios e crenças, para aprender mais de si e do mundo.
Ler, escrever, contar

Ler, escrever, contar

Author: Regina Hara
Publisher:
ISBN:
Pages: 133
Year: 1990

A alfabetização sob o enfoque histórico-crítico

A alfabetização sob o enfoque histórico-crítico

Author: Meire Cristina dos Santos Dangió, Lígia Márcia Martins
Publisher: Autores Associados
ISBN: 8574964166
Pages: 272
Year: 2018-08-01
Esta obra apresenta questões didático-pedagógicas de apropriação de conhecimentos científicos acerca do ensino da leitura e da escrita em uma perspectiva crítica de educação, alicerçada na psicologia histórico-cultural e na pedagogia histórico-crítica, sendo que tais aportes teóricos encontram-se em franca ascensão como alternativas pedagógicas aptas à melhoria da qualidade educacional, notadamente nas escolas das redes públicas municipais. Não obstante, ainda não dispomos em nosso país de uma obra que elucide, especificamente, como proceder à alfabetização sob o enfoque histórico-crítico, sendo este o caráter inédito desta obra: a formulação de princípios didáticos. Entendemos digno de nota apontar que o método de alfabetização adotado por Cuba – referência mundial de sucesso em alfabetização – foi, entre outras, uma de nossas fontes de pesquisa para elaboração de tais princípios. Com tais proposições, esperamos auxiliar o professor no desempenho de sua tarefa como alfabetizador, estando cientes de que os domínios da leitura e da escrita se impõem como lastro de todo o percurso de escolarização, isto é, como dispositivo básico do qual dependerão os demais processos de aprendizagem que compõem o universo escolar e a vida no seio da cultura.
Desafios da educação de jovens e adultos - Construindo práticas de alfabetização

Desafios da educação de jovens e adultos - Construindo práticas de alfabetização

Author: Eliana Borges Correia de Albuquerque, Telma Ferraz Leal
Publisher: Autêntica
ISBN: 8582178999
Pages: 176
Year: 2018-05-18
O projeto pedagógico que orientou o programa Brasil Alfabetizado em Recife, foi elaborado por professores e alunos de pós-graduação da UFPE, que hoje constituem o Centro de Estudo em Educação e Linguagem, no Centro de Educação. A execução de toda a formação continuada dos professores alfabetizadores provocou reflexões que culminaram neste livro.
Cartilha

Cartilha

Author: Vicente Peixoto, Oswaldo Storni
Publisher:
ISBN:
Pages: 77
Year: 1956

Educação escolar de jovens e adultos

Educação escolar de jovens e adultos

Author: Stela Conceição Bertholo Piconez
Publisher: Papirus Editora
ISBN: 8530806646
Pages: 144
Year: 2002
Considerando-se que grande parte da população ainda não chegou à sala de aula em nosso país, que a educação escolar pode ajudar a constituir cidadãos, e que o desenvolvimento humano é questão de oportunidade, Stela Piconez questiona a formação do professor, a educação escolar de jovens e adultos e as possibilidades de oferecer uma educação de qualidade. Com base em sua experiência, e tendo em vista o compromisso social da universidade, de estudar e apresentar alternativas para os problemas educacionais, a autora trata a questão da alfabetização e da educação escolar para todos como desafio possível, se houver a interação prática-teoria-prática. Ao confrontar as dimensões cognitivas da população de jovens e adultos excluídos da escola com a cultura escolar vigente, ela faz um alerta sobre as competências a serem desenvolvidas pelos professores, considerando as necessidades e as expectativas dos alunos, além dos imperativos das mudanças tecnológicas atuais. Recuperando diferentes abordagens de ensino e de aprendizagem, propõe uma sistemática de planejamento, com apoio pedagógico aos professores e interação multidisciplinar dos conhecimentos.
Fundamentos Teóricos E Metodológicos Da Alfabetização

Fundamentos Teóricos E Metodológicos Da Alfabetização

Author:
Publisher: IESDE BRASIL SA
ISBN: 8538706608
Pages:
Year:

The Feelings Book

The Feelings Book

Author: Todd Parr
Publisher: Little, Brown Books for Young Readers
ISBN: 0316186937
Pages: 32
Year: 2011-02-21
Sometimes I feel silly. Sometimes I feel like eating pizza for breakfast. Sometimes I feel brave. Sometimes I feel like trying something new... The Feelings Book vibrantly illustrates the wide range of moods we all experience. Kids and adults will appreciate Todd Parr's quirky intelligence as he pays special attention to the ever-changing, sometimes nonsensical emotions that we all feel. Targeted to young children first beginning to read, this book will inspire kids to discuss their multitude of feelings in a kid-friendly, accessible format, told through Parr's trademark bold, bright colors and silly scenes.
Âk wen wen 'ya!

Âk wen wen 'ya!

Author:
Publisher:
ISBN:
Pages: 54
Year: 2002

Caminho Suave - Cartilha

Caminho Suave - Cartilha

Author: Branca Alves De Lima
Publisher:
ISBN: 8589987302
Pages: 128
Year:
Utilizando um método que une o processo analítico ao sintético, a obra tem por objetivo de auxiliar na alfabetização de crianças, jovens e adultos. Idealizada e criada pela educadora Branca Alves de Lima, a cartilha traz o método que ela própria denominou alfabetização pela imagem, ou seja, associa imagens a letras. Por exemplo, a letra A está inserida no corpo de uma abelha, a letra B, na barriga de um bebê, o F fica instalado no corpo de uma faca, a letra O, dentro de um ovo e assim por diante.