Saberes Docentes E Formacao Profissional Book PDF, EPUB Download & Read Online Free

Saberes docentes e formação profissional

Saberes docentes e formação profissional

Author: Maurice Tardif
Publisher: Editora Vozes Limitada
ISBN: 8532644287
Pages: 105
Year: 2012-07-10
O livro discute os saberes que servem de base aos professores para realizarem seu trabalho em sala de aula. São criticados os enfoques anglo-americanos que reduzem o saber dos professores a processos psicológicos, assim como certas visões européias tecnicistas que alimentam atualmente as abordagens por competência e também se posiciona de forma crítica em relação às concepções sociológicas tradicionais que associam os professores a agentes de reprodução das estruturas sociais dominantes.
Saberes docentes e identidade profissional

Saberes docentes e identidade profissional

Author: Valter Soares Guimarães
Publisher:
ISBN:
Pages: 204
Year: 2001
Esta pesquisa trata da formação de professores desenvolvida na Universidade Federal de Goiás. Analisa os cursos de Pedagogia, Letras e História, sob os aspectos julgados nucleares para a formação de professores: os saberes profissionais que veiculam, as práticas formativas que utilizam e a identidade profissional que contribuem para que os alunos desenvolvam. Está baseada em três proposições: há um perfil formativo nos Cursos de Licenciatura; há saberes da profissão docente que são distintos dos de outra profissão e, por último, o perfil formativo dos cursos se projeta em saberes profissionais, por sua vez, impregnados de uma visão de identidade profissional. Os dados foram coletados através de análise documental, entrevistas a professores, questionários e realização de "grupos de opinião" com os alunos formados. Buscou-se explicitar os modos da profissão que são ensinados, assumindo-os como ponto de partida para a melhoria da formação. Daí, o destaque especial à avaliação dos alunos a respeito do processo formativo. A investigação demonstrou que a formação específica garante, em geral, segurança para a atuação dos futuros professores; que a formação didática, embora com razoável atualidade, provê pouco apoio para um desenvolvimento diferenciado entre a formação do cientista e do professor. Assim, os alunos afirmam a qualidade teórico-científica dos cursos e assumem, quase sozinhos, o aprendizado do ser professor, com limi.
Profissão Docente

Profissão Docente

Author: ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA
Publisher: Papirus Editora
ISBN: 8530808738
Pages: 176
Year: 2008
Esse livro trata da formação do educador, da busca por seu reconhecimento profissional, além de analisar as questões epistemológicas, a condição do professor como trabalhador e as representações sociais sobre a prática de sua profissão. Merecem destaque também os efeitos que as memórias construídas ao longo da vida têm na formação do profissional, além das práticas inovadoras em prol de um trabalho interdisciplinar e em rede. Dividido em duas partes, na primeira encontram-se reflexões e estudos acerca dos processos que envolvem a formação e a profissionalização de professores. Já a segunda é dedicada à dimensão existencial e às práticas inovadoras de ensino, lembrando que a vida dos professores não se limita às suas atividades profissionais.
Tensões Identitárias de Professores de Educação Física

Tensões Identitárias de Professores de Educação Física

Author: Alexandre Vanzuita
Publisher: Appris Editora e Livraria Eireli - ME
ISBN: 8547302646
Pages: 133
Year: 2016-01-01
Quais práticas pedagógicas são consideradas mais apropriadas para a formação acadêmica em Educação Física? Quais os aspectos mais relevantes se considerarmos que essa formação poderá ser desenvolvida nos campos da licenciatura e do bacharelado? Como diferenciar uma formação da outra? Os professores universitários entendem essa formação de forma fragmentada ou permitem o pensamento complexo e unificador? Os professores universitários desenvolvem a pesquisa como princípio educativo no ambiente da sala de aula? Este texto procura fornecer respostas sobre essas questões na relação com a construção da identidade profissional. O leitor encontrará nesta obra questões que perpassam o fazer profissional e que são fruto de muitas dúvidas e incertezas no que se refere à formação e atuação profissional. Encontram-se aqui elementos que possibilitam rever a formação acadêmica e profissional nessa área de conhecimento, permitindo dialogar não apenas com a educação superior, mas possibilitando inserir esses dados no fazer prático do professor de Educação Física na educação fundamental. Os dados empíricos aqui apresentados são constitutivos de um esforço em articular os aspectos teórico-práticos dessa área. A partir daí, esta obra aborda e discute os problemas da construção da identidade profissional de maneira a associar a pesquisa e a construção de conhecimento como elementos constitutivos do saber fazer profissional.
O professor da educação básica e seus saberes profissionais

O professor da educação básica e seus saberes profissionais

Author: Cecília Maria Ferreira Borges
Publisher:
ISBN:
Pages: 317
Year: 2004

Formação de professores

Formação de professores

Author: Valter Soares Guimarães
Publisher: Papirus Editora
ISBN: 8530807537
Pages: 128
Year: 2004*
O livro discute a formação de professores desenvolvida em cursos de licenciatura, sob o aspecto dos saberes profissionais que veiculam, das práticas formativas utilizadas para isto e da identidade profissional que contribuem para que os novos professores desenvolvam. O livro se baseia em três proposições básicas e interligadas-os cursos de licenciatura apresentam traços distintivos, decorrentes de fatores externos, mas também das formas como são desenvolvidos; - há saberes da profissão docente distintos dos de outras profissões e, por último, que as características do projeto de formação se projetam em saberes profissionais, por sua vez impregnados de uma visão de identidade da profissão. O objetivo do livro é- dar a conhecer a formação de professores desenvolvida em cursos de licenciatura, ampliando as possibilidades destes cursos, a partir da reflexão teórica.
The Ethics of Ambiguity

The Ethics of Ambiguity

Author: Simone de Beauvoir
Publisher: Open Road Media
ISBN: 1504054210
Pages: 192
Year: 2018-05-08
From the groundbreaking author of The Second Sex comes a radical argument for ethical responsibility and freedom. In this classic introduction to existentialist thought, French philosopher Simone de Beauvoir’s The Ethics of Ambiguity simultaneously pays homage to and grapples with her French contemporaries, philosophers Jean-Paul Sartre and Maurice Merleau-Ponty, by arguing that the freedoms in existentialism carry with them certain ethical responsibilities. De Beauvoir outlines a series of “ways of being” (the adventurer, the passionate person, the lover, the artist, and the intellectual), each of which overcomes the former’s deficiencies, and therefore can live up to the responsibilities of freedom. Ultimately, de Beauvoir argues that in order to achieve true freedom, one must battle against the choices and activities of those who suppress it. The Ethics of Ambiguity is the book that launched Simone de Beauvoir’s feminist and existential philosophy. It remains a concise yet thorough examination of existence and what it means to be human.
Professor como aprendiz: saberes docentes

Professor como aprendiz: saberes docentes

Author: DELCIA ENRICONE, Délcia Enricone [Org.].
Publisher: Edipucrs
ISBN: 8574308935
Pages: 144
Year:
Este livro busca prover, munir e auxiliar o professor como educador. O estudo realizado pelos autores parte da premissa de que a permanência de uma pessoa na docência exige que a formação profissional seja continuada e embasada em princípios educacionais, pedagógicos e profissionais.
Human-Computer Interaction

Human-Computer Interaction

Author: Julie A. Jacko, Constantine Stephanidis
Publisher: CRC Press
ISBN: 0805849300
Pages: 1344
Year: 2003-09-01
This four volume set provides the complete proceedings of the 10th International Conference on Human-Computer Interaction held June, 2003 in Crete, Greece. A total of 2,986 individuals from industry, academia, research institutes, and governmental agencies from 59 countries submitted their work for presentation at the conference. The papers address the latest research and development efforts, as well as highlight the human aspects of design and use of computing systems. Those accepted for presentation thoroughly cover the entire field of human-computer interaction, including the cognitive, social, ergonomic, and health aspects of work with computers. The papers also address major advances in knowledge and effective use of computers in a variety of diversified application areas, including offices, financial institutions, manufacturing, electronic publishing, construction, health care, and disabled and elderly people.
A história educacional brasileira constitui-se de muita discussão e de uma ampla legislação educacional, que em sua maioria tem se tornando letra morta nas escolas. Assim a construção de uma escola pública democrática, inclusiva, crítica, reflexiva e de qualidade para todos, é ainda hoje, um enorme desafio. Desafio no qual o professor polivalente dos anos iniciais do ensino fundamental representa um elemento imprescindível, mas não o único. É ele o profissional que trabalha diária e diretamente na formação da base da escolaridade das crianças da escola pública. Tendo o professor polivalente como objeto deste estudo, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo é ressignificar a importância do papel do professor polivalente dos anos iniciais do ensino fundamental da escola pública na atual conjuntura da sociedade brasileira, destacando seus saberes e os problemas na sua formação. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa envolveu estudo bibliográfico, análise documental e entrevista reflexiva com vinte professores polivalentes dos anos iniciais das escolas públicas municipais de Dracena, Junqueirópolis e Tupi Paulista, interior do Estado de São Paulo. Os referenciais teóricos principais foram: Saviani, Pimenta, Libâneo, Szymanski, Tardif. Concluímos que os maiores desafios da escola pública são a qualidade do ensino, a realidade social das crianças, a ausência da família na vida escolar dos filhos e a ampliação do papel da escola na questão social. Na atuação do professor polivalente, as alegrias consistem na interação com a criança, no constatar seus avanços e desenvolvimento no processo ensino-aprendizagem. As dificuldades concentram-se, prioritariamente, na ausência da família na escolaridade do filho, na diversidade dos alunos em virtude da democratização do ensino e, em menor intensidade, nas críticas aos cursos de formação de professores e na desvalorização da escola pública e do professor. Quanto aos saberes docentes mais relevantes atualmente, os profe.
Professional Knowledge in Music Teacher Education

Professional Knowledge in Music Teacher Education

Author: Dr Eva Georgii-Hemming, Dr Pamela Burnard, Mr Sven-Erik Holgersen
Publisher: Ashgate Publishing, Ltd.
ISBN: 1409473023
Pages: 238
Year: 2013-03-28
The complexity of the various forms of knowledge and practices that are encountered by teachers, university lecturers, teacher trainers, student teachers, policy makers and researchers, demands careful thought and reflection. Professional Knowledge in Music Teacher Education focuses on how knowledge is understood, what theories are held and the related assumptions that are made about teachers and learners, as well as how theory and practice can be understood, with useful and imaginative connections made between the two in music teacher education. Internationally renowned contributors address a number of fundamental questions designed to take the reader to the heart of current debates around knowledge, practice, professionalism, and learning and teaching in music as well as considering how all these elements are influenced by economic, cultural and social forces. The book demonstrates how research can inform pedagogical approaches in music teacher education; methods, courses and field experiences, and prepare teachers for diverse learners from a range of educational settings. The book will appeal to those interested in the development of appropriate professional knowledge and pedagogic practices in music teacher education.
Complexidade da formação de professores: saberes teóricos e saberes práticos

Complexidade da formação de professores: saberes teóricos e saberes práticos

Author: Marilda da Silva
Publisher: SciELO - Editora UNESP
ISBN: 8598605972
Pages: 114
Year: 2009-01-01
A obra propõe uma reflexão sobre os saberes teóricos e práticos no âmbito da formação e atuação docente, tendo em vista a natureza de cada um desses saberes e em que medida eles tornam complexa a formação e o trabalho dos professores. Trata-se de um estudo de grande atualidade, fundamentado em pesquisas desenvolvidas a partir dos anos 90, em que se discute a racionalidade da constituição do trabalho docente em sala de aula, oportuno a professores e a professorandos.
Educação do campo

Educação do campo

Author: Aracy Alves Martins, Maria Isabel Antunes - Rocha
Publisher: Autentica
ISBN: 8582170068
Pages: 208
Year: 2013-05-02
Uma educação adequada à realidade das áreas de reforma agrária tem demandado a construção e a melhoria de projetos de educação do campo, iniciativa que ganha força na luta dos movimentos sociais e sindicais e toma as páginas deste livro. A propostaé chamar a atenção do leitor para essa necessidade, revelando o que tem sido feito nesse sentido e o que ainda precisa ser realizado e sinalizando as dificuldades e os desafios desse processo, que visa a elevar as condições de vida e de cidadania de milhares de brasileiros e brasileiras que vivem no e do campo. Grande avanço nessa empreitada é o Pronera, política pública de educação que busca levar aos homens e às mulheres do campo, que têm condição de vida peculiar, o acesso a direitos fundamentais como saúde, educação, energia elétrica e saneamento. Além da terra e do conhecimento sobre seu manejo, muitas vezes determinantes para sua sobrevivência, essa parte representativa dos brasileiros precisa de ações de educação dirigidas e adequadas à forma como vivem. A educação transforma. Agente modificador por natureza, guarda em si um universo de possibilidades para essa gente, sedenta por novas formas de se posicionar no mundo que condicionam, ainda, a formação dos professores a eles dirigidos. Cursos como a Licenciatura do Campo são, pois, uma possibilidade concreta para que os povos do campo, principalmente as assentadas e os assentados da reforma agrária, possam garantir uma educação de qualidade - que valorize a sua realidade - próxima de suas moradas e demais espaços de sociabilidade, produção e reprodução da vida. É para tratar desse assunto, aproximando-o da realidade, que esta publicação foi concebida.
PRATICA DE ENSINO E ESTAGIO SUPERVISIONADO

PRATICA DE ENSINO E ESTAGIO SUPERVISIONADO

Author: IRAIDE MARQUES DE FREITAS BARREIRO, RAIMUNDA ABOU GEBRAN
Publisher:
ISBN: 8589311759
Pages: 160
Year:
Desde a publicação da primeira edição do livro "Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na Formação de Professores", em 2006, e das suas quatro reimpressões posteriores, o cenário no campo da formação de professores modificou-se devido à criação e alterações de legislações referentes à formação destes profissionais. A fim de acrescentar as questões pertinentes às novas leis ao debate e traçar um panorama sobre os seus impactos nas práticas de ensino e no estágio supervisionado, as autoras Iraíde Marques de Freitas Barreiro e Raimunda Abou Gebran trabalharam na atualização de sua obra que agora trazemos em sua 2a edição. - Entre as novas temáticas agora abordadas estão: - A alteração do artigo 62 e a adição do artigo 62-A na lei 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional); - A Profissionalização e a identidade docente; - Políticas e programas para articulação entre formação inicial e continuada para a docência: novas proposições; - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID; - PIBID: ações de corresponsabilidades para o início da docência - O estágio nos cursos de formação de professores a distância; As ótimas e importantes análises feitas pelas professoras têm sempre como perspectiva que as políticas públicas voltadas à educação devem influir na busca da ampliação do acesso e permanência na escola, com vistas a maior igualdade social. Por isso cremos na relevância dessa obra como peça no debate sobre a legislação voltada à educação e à formação de docentes no nosso país.
Formação de professores

Formação de professores

Author: Mariná Holzmann Ribas
Publisher: Editora UEPG
ISBN: 8586941522
Pages: 240
Year: 2005
Este livro foi escrito a vinte e seis mãos, por pessoas que têm afinidades e que trabalham por uma mesma causa - a educação. A autora, unida pela preocupação com a qualidade do ensino, procura refletir e discutir algumas possibilidades de formação dos professores que militam na educação básica e que estão sempre em busca de subsídios para melhorar o trabalho que desenvolvem.